A Associação Folclórica do Reisado Sergipano de Guarujá, foi fundada em 19 de Abril de 2007 pela família do saudoso Mestre Zacarias. Sua principal característica é a manifestação cultural e religiosa através das músicas e danças, e seu caráter social através das oficinas e viagens culturais. As manifestações culturais acontecem nas apresentações públicas, onde o Grupo Reisado Sergipano e Bumba Meu Boi de Guarujá e o Reisado Mirim Mestre Zacarias de Matos (Criado pela Associação através de suas oficinas em homenagem a memória do Mestre Zacarias de Matos), exibem as atividades artísticas com louvores ao Menino Jesus, onde mantém as suas características de raiz.
O foco é a promoção do conhecimento, uma vez que a cultura popular brasileira deu-se com a colonização, onde os diferentes povos (portugueses, africanos e índios) deram ao Brasil uma fonte riquíssima de saberes e práticas. Com o espetáculo o público reconhece as eventuais etapas no período da construção da sociedade brasileira, pois sua proposta ao público é uma viagem histórica, retratando os principais personagens de nossa história, cabocla, cigana, baiana, africano, reis magos, bumba meu boi e o inicio da aviação brasileira, estão inseridos no repertório.
A Associação Folclórica Reisado Sergipano e Bumba Meu Boi de Guarujá, possui o grupo de Reisado, autêntico do Estado de Sergipe, trazido na década de 60 pelo saudoso Mestre Zacarias de Matos.
Zacarias de Matos começou a dançar Reisado com sua família em São Cristóvão, Sergipe, aos 8 anos de idade, era o palhaço Mateus, se formando mestre aos 12 anos de idade herdando dos seus tios o reisado. Em 1964 Mestre Zacarias migrou para o Guarujá com sua família e começou a difundir a tradição do Reisado na cidade. Em 1970 junto com a Sra. Baronesa Esther Karwisky, madrinha do Reisado, fundou o Reisado Sergipano em Guarujá. Em 1992 Mestre Zacarias adoentou-se necessitando ausentar-se do grupo, passando seus ensinamentos ao Mestre Edmilson. Faleceu em 16/03/2011.
Atualmente Mestre Edmilson está é o líder do grupo, com 50 anos, já tem 24 anos de experiência e vivência no Reisado, toca zabumba, triângulo e também é cantor. Nosso Grupo pertence à Comunidade de São Cristóvão em Sergipe. “Na presença de diversas autoridades, a comunidade de São Cristóvão, no Sergipe, recebeu na sexta-feira (8) o Diploma de Patrimônio Cultural da Humanidade, que tinha sido conferido a Praça de São Francisco em agosto do ano passado pela UNESCO. E nessa cidade que fica o Convento de Nossa Senhora do Carmo, onde Maria Rita de Souza Brito Lopes foi ordenada e se tornou Irma Dulce. A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, lembrou-se da importância arquitetônica da praça, construída entre os séculos XVI e XVII, e, por isso, representante de um estilo singular, ibérico. “A praça e um registro único e autentico de um fenômeno urbano singular no Brasil, período durante o qual Portugal e Espanha estiveram unidas sob uma única coroa”, contou, se referindo ao período que o Brasil colônia estava sob o domínio de Felipe II e Felipe III. Segundo o Iphan, a Praça de São Francisco demonstra de forma singular a fusão das influencias das legislações e praticas urbanísticas espanhola e portuguesa na formação de núcleos urbanos coloniais. E completa: Desta forma, sua autenticidade esta explicita em seu desenho, entorno, técnicas, uso, função, e contexto histórico e cultural. A Praça de São Francisco se tornou, assim, a 18º – patrimônio brasileiro reconhecido pela Unesco. Os outros são 11 bens culturais e sete bens naturais, dentre eles, Ouro Preto (MG), Olinda (PE), Salvador (BA), Parque Nacional da Serra da Capivara (PI), São Luís (MA) e Sete Missões (RS).”
📥Contatos
📲Tel. (13) 99733 0980
🔻Endereço:
Rua Joel Nascimento dos Santos, S/N, Jardim Primavera – Guarujá/SP
📩Email
reisadogja@hotmail.com
📱Redes sociais:
Facebook: @reisadoguaruja
Instagram: @reisadoguaruja
Youtube: Reisado Guarujá