Cinco princípios simples, divertidos e baseados em evidências científicas podem ser transformadores para o desenvolvimento da criança na primeira infância. O CMDCA contribui para difundir essa ideia e, para saber mais, participou do 1º Encontro da Rede Cinco Básicos em Guarujá, que aconteceu em 17/11/22, na sede da UNOESTE.
Mais de 200 profissionais das áreas de promoção social, educação e saúde estiveram presentes no evento.
Objetivos importantes marcaram o encontro: trocar experiências, fortalecer e disseminar a prática de cuidados na primeira infância, discutir sobre direitos da criança e aprofundar conhecimentos sobre o Cinco Básicos.
O movimento busca propiciar aos pequenos, do nascimento aos seis anos de idade, o desenvolvimento de todo o seu potencial, por meio da interação de qualidade com os adultos, com alicerce nos Cinco Básicos:
1- Dar muito amor e controlar o estresse;
2- Falar, cantar e apontar;
3- Contar, agrupar e comparar;
4- Explorar através do movimento e da brincadeira
5- Ler e discutir histórias.
Ao oportunizar a evolução saudável e integral da criança na primeira infância, o Projeto Cinco Básicos cria alicerces para toda a vida.
INEDITISMO
Durante o encontro, houve exposição de trabalhos realizados na Cidade e palestras sobre o Cinco Básicos Brasil. Em maio de 2021, Guarujá firmou parceria inédita com o movimento internacional The Basics, para promover o Programa Cinco Básicos no município.
A iniciativa deu certo e ganhou corpo. Atualmente, o Cinco Básicos está implantado em 35 unidades de atendimento às crianças, ganhando força por meio dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), dos Acolhimentos Institucionais e dos Núcleos Educacionais Infantis Conveniados (NEICs)
O CMDCA está atento e acompanha a implementação do Cinco Básicos em Guarujá, valorizando os cinco princípios, que apresentam os pontos centrais que a ciência reconhece como básicos para o desenvolvimento saudável na primeira infância.
CONTEÚDOS
Além da participação do CMDCA, o 1º Encontro da Rede Cinco Básicos reuniu representantes do Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (SEDEAS), da Secretaria de Educação (SEDUC), da Secretaria de Saúde (SESAU) e do Comitê da Primeiríssima Infância.
Na abertura dos trabalhos, a especialista em políticas públicas, Maria Rodrigues, e a mestre em Ciências da Saúde, Priscila Costa, representantes do Cinco Básicos Brasil, foram esclarecedoras: revelaram como surgiu o movimento, apresentaram pesquisa sobre desenvolvimento infantil e falaram sobre a importância dos estímulos e cuidados nesta fase.
Na sequência, a psicóloga Ivelise de Souza Schalch e a assistente social Laila Stephania Bilato Tesser trouxeram informações sobre como o programa começou no Guarujá e expuseram o panorama sobre os avanços alcançados até o momento. A programação incluiu a apresentação de trabalhos desenvolvidos com sucesso nos NEICs.
O CMDCA
Com a missão de propor, deliberar e controlar as políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes, o CMDCA tem incentivado a ampliação do Cinco Básicos em Guarujá e propiciado a realização de formação de profissionais para aplicação da metodologia.
Com apoio e parceria, é desejo que o projeto se desenvolva e alcance cada vez mais espaços no Guarujá, mas em todos os locais onde o respeito à formação humanizada das crianças seja prioridade, em busca de um futuro melhor e mais digno.
FRASE DO DIA
“A ciência por trás dos Cinco Básicos tem a ver com conexões neurais formadas durante o crescimento da criança. É justamente na infância que temos uma oportunidade ímpar de fortalecer as conexões bases, que serão alicerce para vida toda”. Maria Rodrigues, especialista em políticas públicas.