O projeto “Atuação” iniciou em 2021, por meio da parceria com o CMDCA, que na ocasião veio de encontro com a necessidade de um olhar especial para os jovens de comunidade, devido a catástrofe ambiental ocorrida em março de 2020 na Barreira João Guarda, Guarujá.
Para a presidente da organização “Educasurf”, Lilia Rodrigues, o CMDCA, foi o pontapé inicial para a realização desse projeto, beneficiando crianças, adolescentes e famílias que neles são inseridos, por meio das aulas de surf e das artes circenses (que é uma iniciação ao circo), o apoio pedagógico aos alunos, acompanhamento psicológico e assistente social que faz um trabalho bem interessante no resgate dessas famílias, crianças e jovens, trabalhando entorno de toda a vulnerabilidade social.
“Nós aqui aprimoramos o saber que elas trazem da escola. Exemplo: a professora deu uma lição em sala de aula e essa criança não absorveu, olhamos os cadernos deles todos os dias, aquilo que eles não aprenderam é dado no apoio escolar”, disse Maria do Carmo Francischini (pedagoga do projeto).
O professor Paulo Nery, que ministra as aulas de artes circenses no projeto, diz que nas aulas são trabalhadas as habilidades sociais, confiança mútua, o equilíbrio, concentração e trabalho em equipe, tudo isso é muito importante para o desenvolvimento, além de estimular a imaginação e criatividade dos alunos assistidos no projeto.
O projeto mencionado neste vídeo foi financiado com recursos da “Destinação Criança” do Edital CMDCA nº 001/2020.